Notícias



IAB-BA celebra conquista do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos durante encontro no Rio de Janeiro

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) comemorou, no dia 14 de novembro, a escolha do Brasil para ser a sede do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) de 2020. A festa reuniu arquitetos e urbanistas do Rio de Janeiro e de outros estados na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ. “O Congresso Mundial da UIA no Rio, em 2020, apresenta-se como uma oportunidade para discutirmos as cidades brasileiras e como elas estão se construindo. O objetivo do IAB é, nos próximos seis anos, promover um conjunto de eventos e estabelecer uma agenda pública que possa contribuir com a melhora da qualidade das cidades do país”, defendeu Pedro da Luz, presidente IAB-RJ.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, recordou a jornada para o Brasil sediar o Congresso Mundial da UIA. A caminhada começou em 2013, com a influência de Miguel Alves Pereira. “Desde então, vencemos vários obstáculos, desde a inscrição da nossa candidatura até a acirrada concorrência contra outros dois duríssimos candidatos: Melbourne, em campanha há quatro anos, e Paris. Porém, a presença de centenas de arquitetos em nosso stand, no Congresso de Durban, escrevendo o tema da nossa candidatura nos mais diferentes idiomas, deu a esperança de que conseguiríamos a vitória”, afirmou.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro, que foi ao Rio de Janeiro para prestigiar a festa, destacou o importante trabalho do IAB ao trazer para o Brasil, pela primeira vez, o Congresso Mundial da UIA. “Retomamos o protagonismo no cenário internacional graças ao IAB e às pessoas que o conduzem”, parabenizou Haroldo.

Sérgio Magalhães agradeceu a presença dos colegas Carlos Mali (IAB-MS), José Armênio de Brito Cruz (IAB-SP), Pedro da Luz, Roberto Simon, Ephim Shluger (IAB-RJ), Fabiana Izaga (IAB-RJ), Rose Guedes (IAB-MG), Solange Araújo (IAB-BA), Nádia Somekh, Jerônimo de Moraes e Haroldo Pinheiro. O grupo também esteve em Durban e trabalhou pela vitória da UIA 2020 Rio.

O presidente do IAB também agradeceu o apoio do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão,  ao prefeito Eduardo Paes, ao ex-presidente da UIA Jaime Lerner,  ao arquiteto Marat Troina,  ao músico Roberto Menescal,  ao escritor e coordenador da Agência Redes para Juventude, Marcus Faustini,  a Marcelo Taulois; e ao diretor da GAP Eventos, Antônio Bispo.

O encontro também promoveu uma discussão sobre ações que os departamentos do IAB devem empreender até 2020, no sentido de  articular ao projeto maior da UIA-RJ, no caso da Bahia com a organização do ArquiMemória 5, previsto para 2016, assim como a Bienal de Arquitetura de SP,  dentre outros eventos/departamentos. Iniciou-se a constituição da Comissão de organização do Congresso, comissão esta que a presidente do IAB-BA integra, além da análise de formas de captação de recursos. “Todas as tarefas e ações deverão ser detalhadas e constituir um projeto maior para orientar melhor os grupos de trabalho, adquirir credibilidade e financiamento. Também já ficou pré agendada uma próxima reunião, que precede o COSU-IAB de Campo Grande, em janeiro de 2015”, conclui Solange Araújo, presidente do IAB-BA.

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.