Durante a 147º Reunião do Conselho Diretor do IAB (COSU), realizada entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2015, foi aprovada a resolução que institui a Comissão de Política Urbana e Habitação do IAB (CPU-IAB). Sob a coordenação da presidente do IAB-BA, Solange Araújo, membro da Direção Nacional do IAB, a Comissão tem como objetivo coordenar uma rede formada pelas comissões dos departamentos que, a partir das experiências regionais e setoriais, alimentarão uma produção coletiva de desenvolvimento setorial e territorial, tanto para o sistema nacional quanto para os estaduais.
A finalidade desta rede é estruturar e formular proposições objetivas para a contribuição e a discussão coletiva em fóruns. “Esse trabalho do IAB deverá contribuir para melhorar as políticas urbanas aplicadas em nossas cidades nos próximos seis anos, com resultados que poderemos apresentar para o mundo no Congresso da UIA Rio 2020”, explica Solange Araújo. Em março, haverá uma nova reunião com a Direção Nacional para discussão e avaliação do sistema de trabalho em rede.
Dentre os primeiros desafios do IAB e suas Comissões de Política Urbana (CPU´s) estão: Discutir e formatar plataforma temática de trabalho nacional e regional com ênfase de Política Nacional de Ordenação Territorial (PNOT) e PNDU; Formar uma comissão em rede (via Internet) dentro do IAB nacional e de seus departamentos; Participação ativa nos conselhos e comissões dos diversos níveis e esferas (nacional, regional, local e setorialmente), destacadamente nos Conselhos e nas Conferências das Cidades e avaliar seus resultados; Publicar periodicamente posições analíticas e propositivas do IAB, sobre temáticas de ordenação territorial e desenvolvimento urbano e regional, em blog próprio vinculado ao site do IAB, com a devida articulação institucional para que sejam operacionais.