IAB-BA apoia tombamento de igreja projetada pelo arquiteto João Filgueiras

A Igreja da Ascensão do Senhor, que fica no Centro Administrativo da Bahia, é uma das obras mais importantes do arquiteto João Filgueiras Lima, o saudoso Lelé. Foi reconhecida nacional e internacionalmente pela sua capacidade de sintetizar a relação entre técnica e arte e seu tombamento foi sugerido à Prefeitura de Salvador por diversas entidades, entre as quais o IAB-BA.

O documento destaca vários aspectos que fazem com que o edifício tem alto valor artístico. “É necessário salientar a maneira sutil que o arquiteto articula as duas técnicas utilizadas para a construção da igreja: a do concreto e a da pedra. (…) e as suas potentes soluções volumétricas espaciais, materiais e imateriais, presentes nos distintos recintos que compõem (nave, batistério/Capela do Santíssimo e a residências dos padres) e nas significativas relações que esses estabelecem com a paisagem circundante”.

“Acreditamos que a sua proteção como legado à geração futura é essencial e por isso nos posicionamos a favor da moção de tombamento, juntamente com a FAUUFBA, o CAU-BA , o IPHAN e outras entidades”, afirma Luiz Antônio de Souza, presidente do IAB-BA.

Acesse documento na íntegra