Impossível pensar em toda a caminhada da minha geração de estudantes de arquitetura e de arquitetos, sem a presença forte, mobilizadora e acolhedora do IAB.
A alegria de ser sócia-aspirante, de ter o IAB presente na faculdade.
IAB como polo de mobilização e articulação por uma cidade mais humana.
IAB com papel estratégico na construção do convênio entre as associações e institutos de profissionais liberais, mostrando na prática, em tempos tão difíceis, a possibilidade de uma frente de luta pela democracia.
IAB como espaço de encontros e articulação permanente em torno de uma visão das cidades, especialmente Salvador, em que os direitos de sua população dessem o tom do olhar de arquitetos. Em que a estética fosse ditada pela ética e pelo respeito.
IAB e suas reuniões e encontros, respeito pelos colegas mais velhos e experientes, acolhimento aos novos que chegavam. Presença carinhosa e competente de d. Silvia.
IAB buscando e enfrentando, sem medo, novos desafios que sempre apareciam. E não foram poucos durante a ditadura e nos anos de construção da democracia.
Marotinho, Abaeté, Salvador Cota Zero, Verticalização da Orla. Assuntos do século passado?
IAB protagonista. Orgulho de ter a sede linda na Ladeira da Praça como espaço de todos.
IAB, espaço de luta e de festas. Como esquecer os forrós e festas do IAB?
Posso dizer, com certeza, que minha formação como profissional e cidadã tem a marca indelével do que aprendi e vivenciei no IAB. Marca de colegas e movimentos que foram referência para mim, ajudando a entender que a arquitetura, o urbanismo e seus profissionais, podem ser construtores da possibilidade de cidades como espaços de convivência humana digna. Espaços de garantia de direitos.
Parabéns IAB-BA! E um abraço carinhoso para os que continuam e os que chegaram, mantendo o IAB forte e presente na vida dos arquitetos e arquitetas!
Maria de Salete Silva
Ex-Presidente do IAB-BA (18/12/1981-18/12/1985)