Boletim Notícias



Foster + Partners vence concurso para fazer masterplan de distrito no Cairo

O escritório Foster + Partners foi o vencedor do concurso internacional de arquitetura para escolha da equipe que vai desenvolver o masterplan do distrito de Triângulo de Maspero, que ocupa uma área de 35 hectares no Centro de Cairo, no Egito, às margens do Rio Nilo. A competição foi promovida pelo Ministério de Estado para a Renovação Urbana e Assentamentos Informais do Egito (MURIS, sigla em inglês), e o resultado foi anunciado no dia 9 de novembro.

Segundo a comissão julgadora – Nadia Somekh (arquiteta brasileira e representante da UIA), Pedro B. Ortiz (da Politécnica de Milão), David Cook (do STUDIO2050), Assem El Gazzar (da Organização Geral de Planejamento Físico do Egito), Mustafa Madbouli (do Ministério de Habitação do Egito) e Josep Maria Llop Torne (diretor da UIA) –  os esforços feitos pelos concorrentes e a qualidade das propostas apresentadas prestam uma importante contribuição para o diálogo em curso sobre o desenvolvimento das cidades.

Uma das características do projeto vencedor é a introdução de novas áreas residenciais e comerciais no Triângulo de Maspero, com o realojamento da maior parte da população de baixa renda que vive na área, preservando o caráter original do espaço e os atributos espaciais. Apesar de a proposta ser de iniciativa pública, ela também vai contar com investimento privado.

Norman Foster explicou que as novas áreas residenciais e comerciais serão alocadas ao longo da margem do Rio Nilo e nas principais fachadas da rua. Já os edifícios de uso misto e espaços comunitários vão ocupar o núcleo central do distrito.

O concurso teve como objetivo inspirar um planejamento que promova a multiplicidade de usos do espaço pela comunidade urbana, a preservação do patrimônio construído e a proteção do meio ambiente. Os participantes também foram instigados a pensar soluções que promovam a conexões de pedestres com a cidade, o planejamento do tráfico e que contribuam para o gerenciamento da cidade.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.