Notícias



FAUFBA divulga resultado final de seleção para Residência técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia

Foi divulgado no último dia 30 de setembro, o resultado da seleção para preenchimento de vagas para Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (AUE) da UFBA. Das 35 candidaturas homologadas,  23 candidatos foram aprovados para a turma 2013/2 da Residência. O curso é fruto de uma parceria da Faculdade de Arquitetura da UFBA, através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do LabHabitar, e com a Escola Politécnica da UFBA. O Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA) é uma das instituições apoiadoras deste projeto.

A Residência tem como perspectiva a elaboração participativa de projetos inovadores de interesse social, com vistas a ampliar o acesso a recursos públicos na promoção de melhor qualidade de moradia e fortalecimento da cidadania. Para isso, além do curso, a Residência Técnica abrange trabalho de campo para assistência técnica e elaboração de projetos, por meio de oficinas, pesquisa, planejamento, e outras atividades correlatas. Essa proposta está pautada na Lei Federal No. 11.888, de 24 de dezembro de 2008, que assegura às famílias de baixa renda, de até 3 salários mínimos, de áreas urbanas ou rurais, assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia. O curso é gratuito e as aulas serão iniciadas neste segundo semestre.

A proposta conta ainda com o apoio da Superintendência Nacional de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável da Caixa Econômica Federal (GEAST), da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) do Estado da Bahia, do Ministério das Cidades, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA).

Fonte: PPGAU-UFBA – Consulte relação de selecionados.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.