Notícias



Exposição no Recife mostra principais intervenções urbanas da Salvador moderna

Em meio a discussões urbanísticas latentes no Recife, uma exposição mostrará na capital pernambucana, a partir deste fim de semana, a modernização da paisagem urbana de Salvador. A mostra “Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio” exibirá estudos e projetos do principal urbanista soteropolitano do século passado. A exposição começa este próximo sábado (16) e vai até o dia 24 deste mês na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, na Zona Sul da capital pernambucana.
Junto com o engenheiro sanitarista Mário Leal Ferreira, Diógenes Rebouças concebeu e elaborou, no âmbito do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade de Salvador (Epucs), o primeiro plano de urbanismo moderno da capital baiana, nos anos 40. São dessa época projetos estruturadores como a Avenida Centenário e equipamentos como o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola-Parque), o Hotel da Bahia e a Penitenciária do Estado. “Ele integrou uma geração que fez da cidade um objeto persistente de reflexão e de atuação”, observa a professora Ana Fernandes, da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ativo urbanista, em Pernambuco ele chegou a ser consultor da Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (Fidem) nos anos 70. Também foi consultor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com atuação em diversos estados.
A mostra, que chega ao Recife depois de exposta no Teatro Castro Alves, em Salvador – onde foi vista por mais dez mil pessoas -, não contempla somente plantas e projetos do perfil urbanista de Diógenes Rebouças. Também reúne 16 maquetes, representando os principais projetos do arquiteto, de residências ao Complexo Esportivo da Fonte Nova, além de reproduções de desenhos originais, fotos, vídeos e uma linha do tempo de quase 20 metros. Na noite da abertura, o sábado dia 16, a exposição funcionará das 17h às 20h. Nos demais dias – 17 a 24 deste mês -, o horário será ampliado, começando às 12h. A entrada é gratuita.
A escolha pela capital pernambucana não é à toa. A mostra acontece paralelamente ao XI Seminário Docomomo Brasil, dedicado à arquitetura moderna e que se realiza na cidade de 17 a 22 deste mês. “Diógenes Rebouças é um dos grandes nomes da arquitetura brasileira do século 20”, define o coordenador geral do seminário Docomomo, Luiz Amorim.
A exposição é também a primeira, após quase cinco anos, dedicada à arquitetura moderna que acontece no Parque Dona Lindu, projetado em Boa Viagem pelo modernista Oscar Niemeyer – no ano da inauguração, em 2011, o parque sediou mostra de desenhos do carioca. Contemporâneo de Niemeyer, Diógenes Rebouças foi um dos um dos principais arquitetos modernos do País e costumava consultar o carioca em seus projetos mais importantes. Entre as inúmeras obras do baiano, estão a Faculdade de Arquitetura (FAUFBA)e a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, ambas em Salvador, e o Hotel de Paulo Afonso, no interior baiano.
A exposição “Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio” é promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, Odebrecht e Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia. A curadoria é do arquiteto e professor Nivaldo Andrade, da FAUFBA. Do Recife, a mostra voltará para a Bahia e, no segundo semestre, será montada no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista.
 
Serviço
O que: Exposição “Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio”
Onde: Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Recife
Quando: De 16 a 24 de abril de 2016
Horário: abertura, dia 16: das 17h às 20h; e de 17 a 24, das 12h às 20h
Entrada gratuita.


Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.