Notícias



Entidades divulgam Manifesto sobre direito à água em Salvador

 

Uma frente com mais de 70 entidades e organizações, entre as quais o IAB-BA,  lançou um Manifesto com recomendações coletivas sobre direito à água e segurança sanitária em cenário de alastramento da COVID-19.

No documento é destacado que “são inúmeras as informações e notícias sobre a intermitência na distribuição de água nos territórios populares em Salvador desde o início da pandemia, envolvendo interrupções tanto temporárias, como mais prolongadas, em mais de 100 bairros e comunidades de Salvador. Situações de maior precariedade habitacional, como as ocupações por movimentos de moradia, enfrentam ainda maiores dificuldades em termos de acesso à água, que é um direito humano essencial”.

As entidades mostram-se preocupadas sobre esse cenário, que historicamente afeta desproporcionalmente a vida cotidiana das camadas populares, em especial a população negra. Para evitar um agravamento ainda maior da crise, o Manifesto coloca como fundamental a “implementação de medidas emergenciais e estruturais diante da insuficiência dos quatro componentes do saneamento básico: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos; e a drenagem e manejo das águas pluviais”.

Sem desconsiderar os desafios que os gestores públicos vêm enfrentando no sentido de combater os impactos da pandemia do COVID-19, as entidades reiteram, ao fim do documento, que acreditam ser urgente esta reivindicação coletiva para que esta situação seja foco prioritário de atenção dos governos municipal e estadual diante da pandemia”.

Acesse aqui documento completo.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.