Boletim Notícias



Entidades celebram união que potencializa realização do UIA 2020 RIO

noticia2

Potencializar ações em benefício dos profissionais de arquitetura e urbanismo é o objetivo principal de termo de parceria assinado entre a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O documento, que viabiliza colaboração mútua entre as entidades para apoiar a realização do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA 2020, no Rio de Janeiro, prevê a destinação de até 10% dos recursos anuais arrecadados por meio da Contribuição Sindical Urbana (CSU). Em contrapartida, o IAB vai auxiliar divulgando a importância do pagamento da CSU.

“A parceria tem como principal objetivo potencializar ações conjuntas das nossas entidades em prol dos profissionais de arquitetura e urbanismo e na busca de soluções que possam contribuir para a promoção da qualidade de vida da sociedade e do ambiente das cidades brasileiras”, disse o presidente da FNA, Jeferson Salazar. Segundo ele, estas ações devem ser realizadas tanto nacionalmente quanto nos estados e, certamente, “serão passos importantes para chegarmos em 2020 com o máximo preparo para que o Congresso da UIA seja exitoso na sua organização e proporcione bons frutos através dos temas que serão debatidos”.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, saúda a união entre todas as instituições de arquitetos e urbanistas em torno de objetivos comuns de valorização da profissão e da cultura arquitetônica.  “O termo de parceria assinado entre a FNA e o IAB será fundamental na viabilização dos eventos preparatórios até 2020”, afirmou. Ele destaca que o UIA 2020 RIO será uma oportunidade para estreitar as relações internacionais, mas, sobretudo, para criar uma agenda positiva de debates focada na melhoria das cidades brasileiras e na divulgação do papel do arquiteto e urbanista para o desenvolvimento do país.

Um das contrapartidas previstas pela parceria é a inclusão dos temas habitação de interesse social, assistência técnica pública e gratuita e o mundo do trabalho do arquiteto e urbanista na programação de debates do UIA 2020 RIO. Para a presidente do IAB-BA, Solange Souza Araújo, as contribuições da FNA para o congresso UIA 2020 RIO são importantes e, mais do que uma adesão, “representam a integração entre as entidades da arquitetura e urbanismo no Brasil, trazendo temas fundamentais ao exercício e a valorização profissional, dentre outros, que deverão ser debatidos durante os próximos cinco anos”.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.