Notícias



Edição 2020 do UrbBA será de 3 a 6 de novembro

 

Mais uma vez trazendo uma discussão sistematizada, regular e ampla sobre a cidade e o urbanismo na Bahia, a edição 2020 do Seminário Urbanismo na Bahia (UrbBA20) acontece em formato digital de 3 a 6 de novembro. O tema é Instituições de Ensino Superior no Séc. 21 – Impactos nos Territórios. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 01 de novembro através do link: https://urbba20.wordpress.com/

Este ano, o evento é organizado pelo Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC), programa de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Jorge Amado em Itabuna, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus (IFBA).

Serão seis Eixos Temáticos de debate a partir de dois assuntos que estão subentendidos nas relações do Urbanismo com a vida humana: a pandemia do coronavírus e o surgimento/expansão de universidades no Brasil e na região. É nesse contexto que o IAB-BA, apoiador do evento, convida seus associados a assistirem as conferências e apresentações de trabalho, refletindo sobre questões do urbanismo recortadas por esse cenário.

 

Eixos Temáticos

1 Urbanismo enquanto Política
2 Urbanização em Processo
3 Produção contemporânea do espaço, projetos de urbanismo e a (des) construção do comum
4 Urbanismo e Regulação
5 Campus universitário: impactos urbanos, sociais e ambientais
6 Interdisciplinaridade na interação universidade-sociedade-cidade

Os Eixos serão explorados em Sessões Temáticas, nos dias 4 e 5 de novembro, a partir dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico em formato de artigo ou pôster. Confira aqui os aprovados. Os links para as Sessões dos Eixos Temáticos serão enviados por e-mail – inscreva-se aqui! 

 

Programação completa

Além dos gestores das instituições organizadoras do Seminário, UFSB, UESC e IFBA, a conferência de abertura conta com a presença do professor emérito da UFRJ, Luiz Bevilacqua, e da coordenadora do grupo de pesquisa Lugar Comum, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPGAU), professora Ana Fernandes. Será no dia 3, das 19 às 21h.

Pesquisadores de diversas universidades do Brasil participam das mesas temáticas: das instituições organizadoras do evento – UFSB, UESC e IFBA, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também integram os debates representantes de associações da sociedade civil, de movimentos sociais e dos órgãos gestores de municípios da região sul da Bahia e do estado. O encerramento será no dia 6 com o Momento Cultura a partir das 20h.

Acesse aqui a programação geral, bem como links para entrar nas Salas Virtuais.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.