Boletim Notícias



Diógenes Rebouças: IAB-BA comemora centenário de nascimento do mais célebre arquiteto baiano

diogenesDiógenes Rebouças foi, indiscutivelmente, o mais renomado e influente arquiteto baiano entre o final dos anos 1940 e o início dos anos 1960. Professor, artista e grande pensador, teve papel fundamental na construção da paisagem de Salvador e de outras cidades baianas e na formação das novas gerações de arquitetos e urbanistas. Protagonista da arquitetura e dourbanismo modernos na Bahia, Diógenes Rebouças é responsável por projetos emblemáticos como a antiga Fonte Nova, o Hotel da Bahia, a Escola Parque e a Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Em 2014 celebramos o seu centenário com um vasto programa de eventos técnicos e comemorativos, que envolve entidades e empresas baianas. A programação foi iniciada no dia 5 de maio, com a abertura da exposição comemorativa do centenário do Prof. Diógenes Rebouças no gramado do Farol da Barra. Durante todo o ano, serão realizadas visitas guiadas, mesas redondas e exposições mostrando a importância da sua produção nas áreas de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio, além de destacar sua atuação como artista plástico.

O arquiteto e professor da Ufba Nivaldo Andrade, ex-presidente do IAB-BA, é coordenador do projeto e pesquisador do trabalho de Rebouças. “Diógenes foi o mais importante arquiteto e urbanista baiano do século XX, com atuação simultânea em diversas frentes: elaboração de projetos arquitetônicos e de planos urbanísticos, ensino, consultoria e preservação do patrimônio construído. Passados vinte anos da sua morte, a sua obra continua presente na paisagem urbana de Salvador. Além disso, obras como a Escola-Parque continuam, mais de 60 anos depois de concebidas, servindo de referência em todo o Brasil, influenciando os projetos escolares mais avançados”, resume Andrade.

O centenário de Diógenes Rebouças é um projeto do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA), da Faculdade de Arquitetura da UFBA e da Odebrecht, que recebe apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU-BA, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia – IPAC, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador.

 

A programação poderá ser acompanhada pelo site www.diogenesreboucas.com.br



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.