Boletim Notícias



Dia do Arquiteto e Urbanista

m2

Mesa redonda “Diógenes Rebouças, o Mestre” marca celebração em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista em Salvador

Para celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista, o IAB-BA promove uma mesa redonda temática sobre o renomado e engenhoso arquiteto baiano, Diógenes Rebouças, no dia 15 de dezembro. Com o tema “Diógenes Rebouças, o Mestre”, a mesa contará com a participação de profissionais que tiveram uma relação com o trabalho do arquiteto e será coordenada pela presidente do IAB-BA, Solange Araújo. O evento acontecerá a partir das 18h30, na sede histórica do IAB-BA (Edifício dos Arquitetos), Ladeira da Praça nº 9, Centro. Após as palestras, haverá um coquetel em homenagem aos arquitetos e urbanistas.

Ao longo do ano, foi realizado um Ciclo de Mesas Redondas, sempre tendo como tema principal a obra e a vida de Diógenes Rebouças, indiscutivelmente, o mais renomado e influente arquiteto baiano entre o final dos anos 1940 e o início dos anos 1960. Esta iniciativa faz parte da programação comemorativa que contemplou ainda visitas guiadas às obras assinadas por Rebouças e concluirá com o lançamento da Mostra “Diógenes Rebouças (1914-1994): Arquitetura, Cidade e Patrimônio”, prevista para 2015.

Diógenes Rebouças – Professor, artista e grande conhecedor da realidade baiana, teve papel fundamental na construção da paisagem de Salvador e de outras cidades do Estado e na formação das novas gerações de arquitetos e urbanistas. Protagonista da arquitetura e do urbanismo modernos na Bahia, Diógenes Rebouças é responsável por projetos emblemáticos como a antiga Fonte Nova, o Hotel da Bahia, a Escola Parque e a Faculdade de Arquitetura da UFBA.

A programação do Centenário de Diógenes Rebouças é uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e da Odebrecht, com o apoio da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), do Teatro Castro Alves (TCA) e da Prefeitura Municipal de Salvador. A programação completa pode ser consultada no site www.diogenesreboucas.com.br.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.