Boletim Notícias



Curso “Teorias e Técnicas no Restauro” ministrado pelo Professor Claudio Varagnoli acontece nos dias 09 a 11 de agosto

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE UFBA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do Centro Lúcio Costa e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP), anunciam o Curso Teorias e Técnicas no Restauro, ministrado pelo Professor da Facoltà di Architettura da Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara, Claudio Varagnoli. O curso é obrigatório para os alunos do MP-CECRE e estão abertas outras 15 vagas para alunos do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFBA) – mediante inscrição através do endereço: cecre@ufba.br

Sinopse e Programação de Aulas

 

  1. O papel dos acabamentos no restauro; reboques e cores. Esse módulo coloca em evidência a importância dos acabamentos para a conservação do patrimônio arquitetônico. Serão analisados casos concretos, lidos nas fases de análise e de atuação. (4 horas)

 

  1. Cidades e terremotos. Os recentes terremotos que atingiram diversos países, incluindo muitas vezes a Itália, colocam em evidência o tema da segurança dos edifícios e dos sistemas de consolidação e restauro para proteger não apenas os grandes monumentos, mas também o patrimônio arquitetônico menor. (4 horas)

 

  1. Conservação em escala urbana. Esse módulo apresenta as principais teorias e experiências sobre a conservação dos centros históricos desde o debate do fim do século XIX até as tendências mais recentes. É central o tema das lacunas, nas quais as exigências de conservação se intercalam com as previsões de projeto. (4 horas)

Acesse o detalhamento da atividade no site: https://cecre.ufba.br/curso-teorias-e-tecnicas-no-restauro-ser-ministrado-pelo-professor-claudio-varagnoli-da-facolta-di



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.