Boletim Notícias



CONVITE: Comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista

 

convite

O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento da Bahia (IAB-BA) convida para uma noite de celebração em homenagem aos arquitetos e urbanistas de Salvador. Como parte da programação comemorativa, será promovida uma mesa redonda temática sobre o renomado e engenhoso arquiteto baiano Diógenes Rebouças.

Com o temaDiógenes Rebouças, o Mestre”, a mesa contará com a participação de profissionais que tiveram uma relação próxima com o trabalho do arquiteto. São eles: Ana Fontenelle Brasileiro, ex aluna que, como arquiteta, colaborou nos projetos da Faculdade de Arquitetura da UFBA e da Biblioteca Juracy Magalhães Junior, em Itaparica, Lourenço do Prado Valladares, parceiro de ensino e em projetos como o da reforma do Hotel da Bahia e a restauração do Paço do Saldanha, e Heliodório Sampaio, que também foi colaborador em importantes trabalhos como a ampliação do Complexo Esportivo Fonte Nova.

A mesa será presidida por Solange Araújo, presidente do IAB-BA. “Celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista com uma mesa temática sobre Diógenes Rebouças é uma forma de homenagear não apenas este nobre profissional, mas toda a categoria que até hoje aprende com as realizações deste, que também foi o primeiro presidente do IAB-BA”, afirma Solange Araújo. Após a mesa, haverá um coquetel de congraçamento para os convidados. O evento acontecerá a partir das 18h30, na sede histórica do IAB-BA (Edifício dos Arquitetos), Ladeira da Praça nº 9, Centro.

Diógenes Rebouças – Professor, artista e grande conhecedor da realidade baiana, teve papel fundamental na construção da paisagem de Salvador e de outras cidades do Estado e na formação das novas gerações de arquitetos e urbanistas. Protagonista da arquitetura e do urbanismo modernos na Bahia, Diógenes Rebouças é responsável por projetos emblemáticos como a antiga Fonte Nova, o Hotel da Bahia, a Escola Parque e a Faculdade de Arquitetura da UFBA.

A programação do Centenário de Diógenes Rebouças é uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e da Odebrecht, com o apoio da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), do Teatro Castro Alves (TCA) e da Prefeitura Municipal de Salvador. A programação completa pode ser consultada no site www.diogenesreboucas.com.br.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.