Boletim Notícias



Concha Acústica do Teatro Castro Alves é inaugurada com novas instalações

foto4

No último final de semana, foi reinaugurada a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). A nova Concha Acústica corresponde à primeira etapa do Projeto de Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves, elaborado pelo escritório paulista Estúdio América e selecionado através de Concurso Público Nacional de Arquitetura, organizado pelo IAB-BA e promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em 2010.

As obras desta primeira etapa duraram um ano e quatro meses e custaram R$ 90 milhões, contemplando, além da nova Concha Acústica, a construção de um edifício garagem com cinco pavimentos e 300 vagas de estacionamento. Na sua cobertura foi criada um grande espaço aberto de 2.600 metros quadrados, pavimentado com pedras portuguesas e pode abrigar apresentações artísticas, exposições e feiras ao ar livre.

O destaque desta primeira etapa, porém, é a requalificação da Concha Acústica. Se por um lado as arquibancadas e o “diamante” que deu nome ao espaço foram integralmente conservados, todo o restante foi renovado: camarins, camarotes, bares e sanitários são novos, maiores e com melhor estrutura. Uma passarela técnica em estrutura metálica treliçada e coberta com ecotelhado foi construída sobre o palco da Concha. Além de substituir a antiga lona na proteção ao palco da chuva e da incidência direta do sol, a nova passarela também servirá de estrutura para os elementos cênicos, de iluminação e de sonorização.

O projeto incluiu ainda a adequação da Concha Acústica às mais recentes normas de segurança, tendo sido necessário reduzir a capacidade do espaço de 5.600 para 5.000 pessoas.

A cerimônia de abertura, realizada no ultimo dia 13/05, contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais o Governador da Bahia, Rui Costa, e os Secretários Estadual de Cultura, Jorge Portugal, e de Turismo, Nelson Pellegrino. Após a cerimônia, foi realizado o show de reinauguração da Concha, apenas para convidados, dentre os quais os operários que trabalharam na reforma. Neste show, se apresentaram a cantora Maria Bethânia, tendo como convidada especial Margareth Menezes, e os grupos musicais Olodum, Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e convidados, como parte do espetáculo cênico-musical Kindembu. Nos dias 14 (sábado) e 15/05 (domingo), os espetáculos foram abertos ao público, com ingressos esgotados poucas horas após o início das vendas. No sábado, se apresentaram Carlinhos Brown, tendo Lazzo como convidado, e Baiana System, recebendo o cantor Ney Matogrosso. No domingo, o grupo Novos Baianos se reuniu novamente pela primeira vez em décadas.

A reinauguração da Concha Acústica do TCA é um dos principais acontecimentos do ambiente cultural baiano nos últimos anos, seja por se tratar de um dos principais equipamentos culturais do Estado, seja pelo fato do Complexo Teatro Castro Alves ter sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em setembro de 2014. Segundo o coordenador do Concurso Público Nacional, para a Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves, e arquiteto Nivaldo Andrade, o fato deste projeto de requalificação ter sido selecionado através de Concurso Público Nacional organizado pelo IAB-BA e a excelente acolhida que ele vem tendo pelos gestores do Teatro e pela população baiana demonstram a importância e o acerto da adoção desse tipo de licitação na contratação de projetos públicos.

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.