Boletim Notícias



Carta aos associados

Prezado (a) Colega,

O IAB-BA ao longo dos últimos anos tem realizado uma série de ações, as quais, de forma
continuada, têm marcado, indelevelmente, o seu respeitado papel de interlocutor
qualificado nas questões arquitetônicas e urbanísticas da Bahia.

O IAB-BA tem ativa participação com várias entidades que representam os interesses dos cidadãos, entre outras o “Fórum a Cidade Também É Nossa”, o CONCIDADESBA/Ministério das Cidades, Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural/FGM-PMS. Continuamos nossa proveitosa participação junto ao Ministério Público da Bahia – MP/BA (Promotoria de Arquitetura e Urbanismo) e o Ministério Público Federal (Ofício de Tutela Coletiva – Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), para elaboração de estudos técnicos científicos que sirvam de embasamento para os inquéritos e ações civis públicas na área urbanística, meio ambiente e patrimônio. Assim, o IAB-BA se faz presente em grupos e conclaves de grande importância para discursão de nossa cidade.

Premiação IAB-BA – com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos e urbanistas atuantes no Estado da Bahia, o IABBA tem realizado trienalmente o concurso de projetos e a premiação Diógenes Rebouças. O último certame aconteceu em finais do ano 2016, com publicação dos resultados no Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 03 de fevereiro de 2017. Os trabalhos permaneceram expostos no grande vão do TCA durante 15 dias. Foram sete categorias da premiação: Arquitetura de Edificações; Arquitetura de Interiores e Design; Urbanismo e Paisagismo; Restauração e Requalificação do Patrimônio Edificado; Projeto Salvador; Fotografias de Objetos Arquitetônicos e Publicações. Evento este que contou com intensa participação de arquitetos, estudiosos e interessados na produção arquitetônica do Estado.

Para fomentar a discussão e contribuir com o processo de revisão do PDDU – Plano Diretor e de Desenvolvimento Urbano, e da LOUOS – Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador, coordenados pela Prefeitura Municipal de Salvador – PMS, o IAB-BA participou de todas as audiências públicas desde 2015 e organizou discussões como o Colóquio O PDDU e a Legislação Urbanística: Para Que e Para Quem? Evento que registrou todas as conferências e debates, estando este material publicado no site do IAB-BA. Na atualidade, o IAB BA tem participado das “Consultas Públicas” e das Audiências Públicas sobre a Lei de Mobilidade Urbana, conduzida pela Secretaria de Mobilidade SEMOB – PMS, continuando assim a contribuir com o debate sobre as politicas urbanas locais.

O IAB-BA conseguiu importante vitória em defesa da preservação da paisagem da cidade em área de entorno de bens tombados (Igreja e colina de Santo Antônio da Barra, Fortes de São Diogo, de Santa Maria e de Santo Antônio – Farol da Barra), quando conseguiu a revogação pelo IPHAN, da autorização do IPHAN-BA de construção do Empreendimento La Vue. Estas importantes ações estão publicadas no site do IAB-BA e IAB Nacional. Realiza o Fórum Preservação e Desenvolvimento, a cidade vista como oportunidade de negócios, notadamente, imobiliários. O evento contou com a presença dos presidentes do IAB, Sergio Magalhães e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), Haroldo Pinheiro, na mesa: “O papel social do IAB e das entidades profissionais de Arquitetura e Urbanismo”. Outras participações trouxerem visões da critica da arquitetura, antropológica e social. Em dezembro de 2016.

Aprovou a criação do Fórum Nacional de Preservação do Patrimônio Cultural Arquitetônico e Natural na reunião do COSU – Conselho Superior do IAB, em Maringá, com coordenação do IAB-BA. Organiza ciclo de debates para dar início aos trabalhos deste Fórum, com vistas a uma reunião maior no ArquiMemória 5, em novembro de 2017.
O IAB-BA, em parceria com a Faufba, organiza o ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, de 27/11 a 01/12/2017. Evento que também celebra oito décadas de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil – Decreto-lei no 25, que instituiu o instrumento do tombamento e organizou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Comemora os
50 anos de criação da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, atual IPAC, órgão estadual de preservação do patrimônio cultural baiano e os 50 anos do Teatro Castro Alves (TCA). O ArquiMemória 5 é um evento preparatório do 27o Congresso Mundial de Arquitetos, o mais importante evento de arquitetura mundial, que se realizará no Rio de Janeiro, em julho de 2020, promovido pela União Internacional dos Arquitetos
(UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O IAB-BA inicia o projeto “ESTUDANTES DE ARQUITETURA E O IAB” com objetivo de aproximar os estudantes de graduação da Entidade Profissional. O projeto prevê a realização palestras em cursos de Arquitetura e Urbanismo, para apresentar aos estudantes o IAB e realizar discussões periódicas mostrando a importância da participação dos estudantes/arquitetos no planejamento de cidade, na discussão sobre a cultura arquitetônica e na participação social.

Está em processo de organização o Concurso Público junto a Fundação Pedro Calmon do Estado da Bahia, para requalificação da estrutura física e funcional da Biblioteca Geral do Estado da Bahia, no bairro dos Barris.

Negociamos com empresas de prestação de serviços a criação de benefícios para os associados do IAB-BA, à semelhança de outros departamentos e entidades profissionais (planos de saúde, óticas, copiadoras, estacionamentos, dentre outros). Em breve, estaremos informando nos nossos boletins e site sobre os convênios estabelecidos.

Por fim, informamos que iniciamos o processo de pagamento das anuidades 2017 do IAB- BA e, que este ano terá o valor de R$ 275,00, com redução para R$ 250,00, para pagamentos efetuados até o dia 30 de setembro/2017, através de depósito bancário (Banco Bradesco – 237, agência 0235-6, conta corrente 13723-5), ou por solicitação de emissão de boleto bancário a secretaria do IAB-BA, por e-mail ou telefone (dados abaixo).

Participe você também procurando saber o que tem feito o IAB-BA no nosso site: www.iab-ba.org.br e se quiser nos enviar alguma sugestão, desfazer alguma duvida ou atualizar cadastro utilize nosso endereço de e-mail: iab-ba@iab-ba.org.br. Atendemos também pelo telefone (71) 3335 1195, de 09 às 17 horas.

Agradecemos mais uma vez a sua muito importante contribuição e, se ainda não quitou a sua anuidade ou deseja se associar a Entidade, por favor, entre em contato com a nossa secretaria para receber orientações.

Cordialmente,

Solange Souza Araújo
Presidente



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.