Notícias



Caminhada por fontes de água de Salvador integra o urbBA[14]

urbBA

Além das conferências e apresentação dos Grupos de Pesquisas, esse ano o urbBA[14] apresenta uma novidade. No sábado, 08/11, data em que se comemora o Dia Mundial do Urbanismo, o evento promoverá a “Caminhada Jane Jacobs Salvador”.

 

O “Jane Jacobs Walk” é uma série de caminhadas realizadas em diversas cidades do mundo. O nome homenageia a jornalista estadunidense, que se destacou por difundir ideias inovadoras para aumentar a interação das pessoas com a cidade.

 

Portanto, para integrar o “Jane Jacobs Walk”, o urbBA[14] irá promover o “Caminho das Fontes: um passeio pelas fontes de água no centro de Salvador”. O percurso escolhido tem o objetivo de destacar fontes de água da capital, que um dia já foram fundamentais para a dinâmica urbana da cidade. Ao longo da caminhada, alguns professores abordarão a origem e importância de cada fonte.

 

A concentração irá ocorrer na fonte do Dique do Tororó, a partir das 9 horas do sábado (08/11). Em seguida, a caminhada irá percorrer 8 fontes de água, até chegar no destino final, o largo 2 de Julho. Recomenda-se o uso de roupas leves e protetor solar.

 

urbBA[14] | O urbBA[14] começa no dia 05/11, às 9 horas, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, tendo como tema central “Cidade, Urbanismo e Urbanidade: construindo conceitos e práticas”. O evento reúne 27 Grupos de Pesquisa de nove universidades baianas para discutir questões urbanas, associadas às práticas e experiências acadêmicas dos Grupos de Pesquisa participantes.

 

O Seminário, organizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é realizado em função do Dia Mundial do Urbanismo, comemorado em 8 de Novembro. A programação do evento conta com sessões de debate com os Grupos de Pesquisa, que correspondem a treze cursos universitários distintos, como Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Comunicação, Antropologia, Direito, Planejamento, Saúde, dentre outros campos, que se destacam pela diversidade temática e interdisciplinar na abordagem de estudos envolvendo o direito à cidade, turismo, políticas públicas, desenvolvimento, cultura, tecnologia, movimentos sociais, dentre outros temas transversais ao urbanismo.

 

A conferência de abertura será realizada pela professora Anete Leal Ivo, doutora em Sociologia, integrante do Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales (CLACSO) e professora da Universidade Federal da Bahia, Também estão confirmadas palestras de Wrana Maria Panizzi, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Vice-Presidente na última gestão do CNPq, e de Heloísa de Moura Costa, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que atuou como Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), que abordarão aspectos das questões sociais e urbanas, além de pesquisas envolvendo cidades e territórios.

 

O Seminário também promoverá o lançamento de livros e revistas publicados pelos pesquisadores participantes do evento, na sexta-feira, 7/11. E no dia 8 ira ocorrer a “Caminhada Jane Jacobs Salvador”, realizando um passeio pelas fontes de água no centro da cidade.

 

O urbBA[14] será aberto ao público e espera-se a presença não apenas da comunidade acadêmica, mas de todas as pessoas que se interessem em discutir os aspectos ligados à urbanização e à cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento, onde também está disponível a programação completa do Seminário.

 

O evento é uma realização da UFBA, por meio do Grupo de Pesquisa Lugar Comum, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC); e da UEFS, por meio do Colegiado de Direito. Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a colaboração da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).

 

Informações:

Tel.:(71) 3283-5902 | e-mail: urbba14@ufba.br | site: http://www.urbba14.blogspot.com.br

| Facebook: Seminário Urbanismo na Bahia

 

Faculdade de Arquitetura da UFBA – Rua Caetano Moura, 121, Federação, Salvador/BA.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.