Boletim Notícias



Berlim/Salvador: Reapropriação urbana entre marketing e autoafirmação

Reunindo especialistas brasileiros e alemães, profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural, conservação e restauro, belas artes, museologia e gestores e técnicos municipais, estaduais e federais para discutir as realidades tão distintas das intervenções contemporâneas na reapropriação de espaços urbanos, o simpósio internacional Berlim/Salvador foi realizado nos dias 3 e 4 de abril no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia.

Registraram presença no evento a diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Elisabete Gándara; o diretor do Goethe-Institut Salvador/Bahia ICBA, Ulrich Gmünder; e a diretora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), Naia Alban Suarez.

Um dos destaques do primeiro dia do evento foi a palestra do professor Pasqualino Magnavita (UFBA), que apresentou o projeto do Palco Articulado, previsto para ser construído no Largo do Pelourinho. Etelvina Rebouças, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC), falou sobre o ‘Histórico das intervenções no Pelourinho’. Foi realizada, ainda, uma mesa sob o tema ‘A Cidade e Suas Representações’

No último dia de debates, Paulo Ormindo de Azevedo, ex-diretor da FAUFBA e ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia (IAB-BA), falou sobre intervenções no Mercado Modelo. Nivaldo Andrade, secretário geral e vice-presidente Extraordinário da Direção Nacional do IAB, abordou o tema ‘Intervenções Recentes e Perspectivas Futuras para o Centro Histórico de Salvador’.

O evento foi realizado pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), e as faculdades de Arquitetura e de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.