Notícias Sem categoria



Arquitetos atuantes no Estado recebem Premiação IAB-BA 2016

_RSM2219 (1)

Solange Araújo,  Marcelo Bezerril, Anna Fernandes, Guido Ramos, Mario Mendonça, Luana Figueiredo e Neilton Dórea – Foto: Ravena Sena

A presidente do IAB-BA – Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Bahia, Solange Araújo, e o vice-presidente Neilton Dórea conduziram a cerimônia da Premiação IAB-BA 2016, na última sexta-feira (03/02) no Vão Livre do Teatro Castro Alves. Arquitetos atuantes no estado da Bahia estiveram presentes para conhecer os principais projetos premiados na noite, nas diversas categorias da arquitetura, e visitar a exposição com os trabalhos inscritos. “A premiação tem o objetivo de valorizar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos e urbanistas atuantes no Estado da Bahia e reposicionar o profissional perante a sociedade”, afirma Solange Araújo.

O professor e arquiteto Mário Mendonça foi o grande homenageado da noite, com a entrega do prêmio “Arquiteto Diógenes Rebouças”, dedicado aos profissionais que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo na Bahia.  “Essa homenagem do IAB é muito especial por ter sido feita por colegas de profissão. Sempre fiz e continuarei fazendo o que for preciso para merecer essa profissão, uma das mais bonitas e abrangentes, voltadas para o homem e para o bem-estar”, afirmou Mário Mendonça. A visitação segue até o dia 14 de março, das 12h às 19h, com entrada gratuita.

A vencedora do prêmio na categoria “Projeto Salvador”, Luana Figueiredo, inscreveu seu projeto “Caminho das Flores” trabalho de conclusão de curso na Universidade Federal da Bahia em 2010. A topografia de Salvador, marcada por colinas e vales e a questão da mobilidade são explorados no projeto. “O questionamento do papel da arquitetura neste cenário, deu origem ao “Caminho das Flores”. A proposta da arquitetura em encosta sintetiza as análises e possibilidades de apropriação do potencial topográfico identificados nas encostas da cidade, materializando-os em uma proposição arquitetônica. Para mim é uma honra muito grande receber esse prêmio na categoria “Projeto Salvador”. A função social da arquitetura é muito importante para as questões urbanas e as problemáticas da cidade que estamos vivenciando hoje. Meu sonho é ver esse projeto construído”, comenta Luana.

A Casa Canto dos Ventos, localizada no Vale do Capão-BA, foi o projeto vencedor da categoria “Arquitetura de Edificações” de autoria do arquiteto Joaquim Gonçalves. “A escolha do local  mais  adequado  para  locação  da casa  se  impôs  como premissa  básica  na  concepção  do  projeto:  a  declividade  acentuada  do  terreno,  a vegetação existente com algumas  árvores maiores, a preservação das visuais para o Morro Branco e para o Vale do Capão, foram alguns dos elementos considerados na compreensão do lugar”, conta Joaquim.

No projeto, a  implantação  em  dois  níveis  se  ajusta à  declividade  do  terreno,  enquanto  que horizontalmente,  a  espacialização  dos  ambientes  acontece  de  forma  continua, fechados  ou  abertos,  conforme  o  programa  e  às  condições  existentes. “A volumetria se incorporou ao terreno e  à paisagem, obedecendo a uma organização racional  dos  espaços,  conferindo  à  arquitetura  da  casa,  leveza  e  transparência, aberta em direção ao vale”, explica.

Os arquitetos Guido Ramos, Marcelo Bezerril e Anna Fernandes, do escritório GAM Arquitetos, ganharam o Prêmio IAB-BA 2016, na categoria Arquitetura de Interiores e Design, com o projeto La Firma. “Estamos muito felizes com a premiação do nosso projeto. É uma excelente oportunidade de um marketing espontâneo de qualidade e para novos escritórios de arquitetura como o nosso mostrarem seus trabalhos”, comenta Guido Ramos.

Para Guivaldo D’Alexandria Baptista, presidente do CAU-BA, presente no evento, o Prêmio IAB-BA é o registro da dedicação, da produção, da excelência profissional. “O homenageado, professor Mário Mendonça, me despertou para a essência da arquitetura. Ele tem o apuro de buscar a melhor técnica para que a sociedade tenha o melhor”, afirma Guivaldo.

 

Premiação IAB-BA 2016

Categoria: Arquiteto Diógenes Rebouças

Premiado: Mário Mendonça de Oliveira

 

Projetos:

Categoria: Projeto Salvador

Arquiteta: Luana Figueiredo

Título do Projeto: Caminho das Flores

 

Categoria: Arquitetura de Edificações

Arquiteto: Joaquim Gonçalves

Título do Projeto: Casa Canto dos Ventos

 

Categoria: Arquitetura de Interiores e Design

Arquitetos: Guido Ramos, Marcelo Bezerril e Anna Fernandes – Escritório GAM Arquitetos.

Título do Projeto: La Firma

_RSM2069

_RSM2171

_RSM2185

_RSM2239

_RSM2373

baixa

_RSM2213

_RSM2087
_RSM2142

_RSM2160 (1)

_RSM2239

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2017. Todos os direitos reservados.