Notícias



Aprovado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU

Nós Arquitetos temos, neste período de festas, motivo especial para comemorações. Conseguimos a aprovação do Projeto da Lei que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo pelo Senado, dia 21/12, e o envio da respectiva mensagem ao Gabinete do Presidente da Republica no dia seguinte, onde aguarda para ser sancionada.

No entanto, a imagem divulgada pela internet no site You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=4cNlDW2Y2Eo), no vídeo de um minuto e meio, com imagens da sua apreciação e aprovação, não revela o trabalho do IAB,  coordenado pelo seu presidente, Gilson Paranhos, para que fosse trazido à pauta do Senado antes do recesso parlamentar. Não revela tampouco os contatos mantidos com as Lideranças partidárias e a Presidência daquela Casa em torno de um consenso para o estabelecimento do Regime de Prioridade, evitando assim novas ingerências na sua tramitação.

A criação de nosso conselho próprio será mais uma homenagem ao 103º aniversário do nosso ímpar colega Oscar Niemeyer, coroando os cinquenta e dois anos de luta, como fez questão de precisar nosso querido Miguel Pereira, presente nesta memorável sessão.
O IAB-BA integrou o grupo de Arquitetos que acompanhou os fatos nos dias 20 e 21/12, comparecendo às reuniões que antecederam à histórica Sessão do Senado, onde teve a oportunidade de dar mais uma importante contribuição, articulando o Senador ACM Jr, Vice Líder do DEM, ao processo de Apreciação do PLC 190/2010, que aguardava condições para abertura da Ordem do Dia, em poder do Presidente da Casa, Senador Jose Sarney, possibilitando sua imediata apreciação e aprovação sem ressalvas.

O grupo que lotou a tribuna do Senado contou, entre outros, com Gilson Paranhos Pres. IAB, Angelo Arruda Pres. FNA, Fernando Costa Vice-Pres. ABEA, Saide Kahtouni Pres. ABAP, Ronaldo Resende Pres. ASBEA, João Suplicy Ex Pres. IAB, Miguel Pereira Ex Vice-Pres. UIA, Henrique Barreiros IAB-BA, Cristina Evelise IAB-PB, Marco Romanelli IAB-ES Jefferson Dantas IAB-PR, Paulo Henrique IAB-DF, Gilmar Scaravonati IAB-TO, Rosana Ferrari IAB-SP, Liane Makowsky IAB-SP, Rafael Fornari IAB-SC,  Odilo Almeida Fº IAB-CE, Fabio Galisa IAB-PB, Pietro Mignozzetti SASP, Daniel Amor SASP, Paulo Saad SARJ, Junior SADF, e com inestimável ajuda do Jenner,  assessor parlamentar do Dep. Paulo Magalhães BA.

Os presentes acima aplaudiram a aprovação efusivamente, fizeram registros fotográficos no Salão Negro do Senado e reencontraram-se no Beer Faas no Pontão, para agradável comemoração promovida pelo IAB, onde somaram-se outros Arquitetos e Importantes Colaboradores, dentre os quais, Pedro, chefe de Gabinete do Arquiteto Dep. Fernando Chucre SP.

O IAB-BA deseja a todos um 2011 repleto de realizações, entre elas a construção do nosso tão esperado conselho próprio. Boas festas!

Henrique Barreiros.
Coordenador CAU IAB-BA.

Vejam algumas fotos:

[nggallery id=2]

Assista ao vídeo:



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.