Destaques Home Notícias



Abraço ao Cine Jandaia e a Casa Padre Palmeira

O dia 18 de agosto foi marcado por uma grande manifestação nacional em defesa do patrimônio cultural brasileiro, com a campanha “O Brasil abraça seu patrimônio cultural”, promovido pela Direção Nacional do IAB. Na Bahia, o Instituto de Arquitetos do Brasil abraçou  simbolicamente dois importantes exemplares do patrimônio baiano: o Cine Jandaia (Salvador) e a Casa Padre Palmeira (Vitória da Conquista).

 

Segundo Solange Araújo, presidente do IAB-BA, o movimento teve como objetivo chamar a atenção para o abandono e a depreciação do patrimônio cultural da Bahia. “O nosso abraço reuniu não só arquitetos, mas também a população interessada em preservar o nosso patrimônio cultural, que é tão rico e que vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição”, explicou.

 

Solange explica a escolha do Cine Teatro Jandaia: “localizado na esquina da Ladeira do Alvo com a Baixa dos Sapateiros, o Cine Jandaia foi uma das mais importantes casas de espetáculos culturais da América do Sul na década de 60. O Governo do Estado da Bahia decretou o prédio como bem de utilidade pública. No entanto, hoje o espaço está completamente abandonado”. Em Vitória da Conquista, a Casa Padre Palmeira abriga o Museu Pedagógico UESB. O local é fonte para pesquisas e estudos, principalmente sobre educação. A edificação permite que a população de toda a região tenha acesso à sua memória e história através do patrimônio arquitetônico e cultural – na Casa funcionou o antigo ginásio Padre Palmeira

 

17 de Agosto | Dia Nacional do Patrimônio

 

Toda a movimentação nacional girou em torno da celebração do Dia Nacional do Patrimônio, data que homenageia Rodrigo de Melo Franco de Andrade. A campanha surgiu da iniciativa do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, incentivado pelo IAB/RS, que abraçou o patrimônio em mais de 50 cidades daquele estado.

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.