Boletim Notícias



Abrace o Cine Jandaia | A Bahia abraça seu patrimônio cultural

No dia 18 de agosto o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia – IAB-BA promove um abraço simbólico ao um dos mais importantes exemplos do patrimônio cultural baiano, intitulado de “Abrace o Cine Jandaia”, o movimento tem como objetivo chamar a atenção para o abandono e a depreciação do patrimônio cultural da capital baiana.

O Cine Teatro Jandaia, localizado na esquina da Ladeira do Alvo com a Baixa dos Sapateiros, foi uma das importantes casas de espetáculos culturais da América do Sul na década de 60. Em 2014, para garantir que o imóvel não fosse comercializado com outra finalidade que não de interesse coletivo, o Governo do Estado da Bahia decretou o prédio como bem de utilidade pública. Hoje, o Cine Jandaia encontra-se completamente abandonado e depreciado.

Parte do movimento nacional “O Brasil abraça seu patrimônio cultural”, promovido pela Direção Nacional do IAB, a ação local pretende reunir não só arquitetos, mas toda a população interessada em preservar o nosso patrimônio cultural, que é tão rico e diverso e que vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federal, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos tem sido sempre – e atualmente mais do que nunca – inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções.

Segundo Nivaldo Andrade, presidente nacional do IAB, “preservar nossa memória através de seus meios de expressão materiais ou imateriais é garantir às futuras gerações o direito a reconhecer e viver sua história”. O arquiteto acrescenta que a Constituição determina tal Direito, através da garantia à preservação dos “bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (C.F., Art. 216).

Vale destacar que a data marca a comemoração do Dia Nacional do Patrimônio, celebrado desde 1998, em homenagem a Rodrigo de Melo Franco de Andrade. Este ano, o IAB promove um evento nacional em rede, “O Brasil abraça o seu Patrimônio Cultural”.

Nivaldo explica que a proposta é inspirada na iniciativa bem sucedida do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, incentivado pelo IAB RS, que abraçou o patrimônio em mais de 50 cidades daquele estado. “No dia 18 de agosto, em diversas cidades do país, estamos nos mobilizando para realizar de forma articulada e simultânea ações no sentido de celebrar, usufruir e defender nosso patrimônio cultural. Assim, o “abraço” pode se dar de diferentes formas, desde o singelo abraço, até um ato cultural, de lazer, etc. e em diferentes espaços – edifícios, praças, entre outros”, esclarece.



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.