Boletim



A missão do IAB-BA

pauloAs primeiras tentativas de criação de uma entidade dos arquitetos brasileiros data do início do século passado. Mas o Instituto de Arquitetos do Brasil só se constitui na antiga capital do país, o Rio de Janeiro, em 1934. Como estrela maior em torno ao IAB se formou uma constelação de entidades com atribuições específicas, como a Abap, a Abea, a Asbea, a Federação dos Sinarq e o CAU, que reforçariam a luta do IAB em defesa da nossa profissão.

Mais tarde na Bahia, em 1954, se criou o IAB-BA. Eu estava no segundo ano do curso de arquitetura da Escola de Belas Artes da UFBA, quando o professor Bina Fonyat, membro da diretoria do IAB nacional, no Rio de Janeiro, levantou a bandeira da criação do departamento baiano do IAB, assumido pelo professor Diógenes Rebouças. Havia uma interação enorme entre profissionais e estudantes de arquitetura na luta por uma melhor qualidade de vida da nossa população. Um dos pontos mais altos dessa luta ocorreu em 1966, durante o VI Congresso de Arquitetos do Brasil, na sede recém-inaugurada do IAB-BA, na Ladeira da Praça. Fomos literalmente sitiados pela polícia do Regime Militar, que ameaçava invadir o prédio e prender a nós todos. Só através da intervenção de alguns políticos junto ao governador o cerco foi levantado.

Entre 2006 e início de 2010 tive a honra de presidir o IAB-BA, quando iniciamos um processo de renovação do órgão, com a atualizamos de seu estatuto, a aquisição e instalação de uma filial operacional no Rio Vermelho e aprofundamento do debate do anteprojeto de PDDU/2004 de Salvador. Foram anos de muito trabalho, mas também de grande satisfação de comunhão com toda a classe.

Paulo Ormindo de Azevedo

Ex-presidente do IAB-BA (29/02/2006-26/01/2010)



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.