66 Anos de História

Que esta mensagem encontre todos em perfeita saúde, espírito e atentos às medidas de distanciamento e isolamento social recomendadas pela OMS, pelo governo do estado da Bahia e Prefeitura de suas cidades.

O dia 30 de abril é a data para celebrar, mesmo num cenário adverso, os 66 anos de criação e funcionamento da Secção da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Em 1954, a inquietação política nacional e o imaginário político do “enigma baiano” não foram impedimentos para que 29 profissionais, egressos do curso de arquitetura da Escola de Belas Artes, constituíssem o primeiro quadro de sócios fundadores, do hoje, IAB/Departamento da Bahia.

A consolidação da Faculdade de Arquitetura como curso independente, em 1959, as novas relações de trabalho desencadeadas na década de 60 e a profissão de arquiteto considerada, a partir de 1964, como essencial ao desenvolvimento do País, foram exterioridades que inflamaram um conjunto de jovens arquitetos baianos. Com desdobramento na concentração de esforços no empreendimento da construção da sede do IAB-BA. Assim, 1966 foi inaugurada no Centro Histórico de Salvador a sede da entidade, fruto de um concurso de projeto entre os seus associados, durante a realização do VI Congresso Brasileiro de Arquitetos.

Ao enfatizarmos esses aspectos dos primeiros anos do IAB-BA, recorremos aos seus passos iniciais para ressaltar que suas primeiras décadas de atuação moldaram uma prática de representação política profissional – em resposta ao chamamento da sua contribuição social –, que está associada às preocupações técnicas e às preocupações sociais. Entende-se, assim, o exercício profissional como um motor da transformação social, um legado que precisamos resguardar, sobretudo num momento em que se faz necessário estar preparado para, em função de um perverso evento global, reinventar o papel social da nossa ação e do exercício profissional.

O progresso técnico anuncia novas transformações no mundo do trabalho. Hoje, funcionam no estado da Bahia 34 cursos de Arquitetura, contribuindo para um cenário de mais de 3.000 jovens buscando, a cada ano, inserção no mundo do trabalho, numa sociedade da precarização do trabalho e do “não emprego”, consumida por uma crise ambiental e sanitária mais devastadora que as crises financeiras.

Hoje e durante o mês de maio, o IAB-BA publicará uma série de depoimentos que, de uma forma ou de outra, fazem a história da nossa Instituição, e revela o nosso papel e valorização social da nossa profissão. Será uma grande alegria compartilhar esses momentos com vocês, unindo-nos à ideia de uma arquitetura mais inclusiva, de pensarmos cidades mais cidadãs, solidárias e Mães. Acompanhe os vídeos de depoimentos no @iab_ba e no facebook/iabbahia.

 

Luiz Antônio de Souza

Presidente