Notícias



FNA fará premiação no 43 ENSA, em Salvador

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) anuncia os nomes dos vencedores do 14º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2019 e dos vencedores no Prêmio FNA 2019. Os escolhidos serão homenageados no dia 30 de novembro, durante a programação do 43º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), em Salvador (BA). O evento acontece de 27 de novembro a 1 de dezembro. Veja programação abaixo.

Neste ano, o 14º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano reconheceu o trabalho de três profissionais arquitetos e urbanistas, sendo dois oriundos do Setor Público e um do Setor Privado. Os vencedores são Mário Mendonça de Oliveira, na categoria Setor Público, e a dupla Olívia de Oliveira e Sergio Ekerman, na categoria Setor Privado. A premiação homenageia os profissionais que se destacaram ao longo do ano em atividades vinculadas ao aperfeiçoamento, fortalecimento e reconhecimento da função social da profissão. “Os premiados têm sua atuação voltada à valorização de ações, projetos e obras que beneficiam comunidades brasileiras”, afirma Cicero Alvarez, presidente da FNA.

Já o Prêmio FNA 2019, em sua segunda edição, leva em consideração o potencial de ações alinhadas com os objetivos da entidade e que auxiliam na construção de uma sociedade melhor e para a coletividade. “Reconhecemos iniciativas que promovem um olhar diferenciado sobre o exercício da arquitetura e urbanismo, fortalecendo a sua inserção na sociedade brasileira”, afirma Valeska Peres Pinto, integrante do Conselho Consultivo da FNA. Os premiados neste ano foram Flávio Tavares Brasileiro – Prefeitura de Conde/PB, Gilson Paranhos – ATHIS na Codhab-DF; Acervo Assis Reis e Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da UFBA (MP-CECRE).

Programação

27 de novembro – quarta-feira – Local: CAU/BA
9h às 12h Reunião CEAU
12h às 13h30min Almoço
13h30min às 18h Reunião CEAU

28 de novembro – quinta-feira
9h às 12h Reunião CEAU – Local: IAB/BA
12h às 13h30min Almoço
14h às 18h “Cidades inclusivas para as mulheres” – etapa Bahia, em parceria CAUs/UF – Local: Espaço Cultural da Barroquinha

29 de novembro – sexta-feira – Atividades internas

30 de novembro – sábado – Portobello Ondina Praia Hotel
8h30min. Abertura do ENSA
9h Mesa 1 – “Análise da conjuntura política e econômica, a desregulamentação das relações de trabalho e as perspectivas de reorganização das formas de luta”, com Ana Georgina Dias (DIEESE), Bruno Tito (coordenador do Núcleo-Bahia da Auditoria Cidadã da Dívida) e Cedro Silva (CUT/BA) – Mediação: Gilcinéia Barbosa.
10h30min Mesa 2 – “Precarização no mundo do trabalho, reforma do estado e perspectivas na atual conjuntura política”, com Graça Druck (CRH/UFBA), Jair Pedro Ferreira (Presidente da FENAE) e Javier Alfaya (Fundação Maurício Grabois) – Mediação: Ormy Hutner.
12h às 13h30min Almoço
14h15min Preparação para o Congresso UIA 2020 – ATHIS: Claudia Pires (MG), Gilson Paranhos (DF), Angela Gordilho (Residência AU+E), Patryck Carvalho (ANEAC), Marli Carrara (UMP-BA) mediação: Edinardo Lucas
16h Coffe
16h15min às 18h Preparação para o Congresso da UIA 2020 – Mundo do Trabalho: OIT: Tainá de Paula (BrCidades), Ananda Oliveira Henklein (FENEA), Carin D’Ornellas (SARJ). Mediação José Carlos Loureiro.

30 de novembro – sábado – Espaço Cultural da Barroquinha
19h Apresentação Livro 40 anos da FNA: Clara Ant, Bruno Mello, Carolina Jardine
19h30min Cerimônia de Premiação da FNA

1º de dezembro – domingo, das 8h30 às 18h – Atividades internas

 

 

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2019. Todos os direitos reservados.