Boletim



AIA divulga nota de compromisso com Acordo de Paris

aia

 

 

 

 

01 de Junho de 2017

Em resposta à decisão da Casa Branca de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, e na qualidade de organizações representando os arquitetos à escala mundial, expressamos o nosso compromisso contínuo de conceber um mundo mais sustentável e de tornar realidade os objetivos do emblemático Acordo de Paris de 2015.

As áreas urbanas são responsáveis por mais de 70 por cento do consumo energético global e das emissões de CO2, sobretudo através dos edifícios. Os arquitetos assumem a responsabilidade de conceber edifícios e comunidades que reduzam as emissões de gases com efeito de estufa; promovam ambientes saudáveis; protejam e melhorem os recursos naturais; proporcionem ar e água em boas condições de limpeza; protejam as pessoas dos impactos das alterações climáticas; e criem comunidades sustentáveis, justas e saudáveis para todos.

Prosseguir com os nossos compromissos coletivos para reduzir os gases com efeito de estufa ajudará a atenuar os riscos evidentes que o nosso planeta e os seus habitantes enfrentam. Não aceitaremos um futuro no qual o aumento do nível do mar destrói mais comunidades; em que as catástrofes naturais devastadoras se tornam a norma; em que as futuras gerações enfrentam um maior risco de seca; e em que a doença e a pobreza serão agudizadas pelo impacto extremo das alterações climáticas.

O emblemático Acordo de Paris traça o rumo para um futuro sustentável. Nós estamos a fazer a nossa parte e assim iremos continuar. É esse o fundamento da declaração Imperativo 2050, adotada pela União Internacional de Arquitetos no seu Congresso Mundial em Durban, África do Sul. Este acordo de 2014 atesta o compromisso da comunidade arquitetônica mundial em implementar estratégias de design eficiente em termos de carbono e sistemas renováveis.

A comunidade arquitetônica adotou a declaração Imperativo 2050 como uma mensagem clara de apoio à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), para mostrar que os arquitetos estão empenhados num futuro sustentável e justo. Atualmente, esse compromisso está mais forte do que nunca.

Nas grandes metrópoles e nas pequenas cidades de todo o mundo, os arquitetos estão a trabalhar com os seus clientes para conceber edifícios e comunidades que utilizem recursos adequados, protejam as pessoas contra perigos, e melhorem a qualidade de vida. Reafirmamos o nosso compromisso de conceber um mundo melhor para todos.

ass 1

 

 

 

 

ass 2

 

ass 3

 

 

 

 

 

Acesse a Nota enviada pela da FPAA à AIA:
http://www.iab-ba.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Nota-FPAA-AIA-Pacto-Paris.pdf

 



Sede

Edifício dos Arquitetos
Ladeira da Praça nº 9, Centro

(71) 3335-1195
iab-ba@iab-ba.org.br

Escritório Executivo

Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203,
Rio Vermelho, CEP 41940-660 Salvador, BA


Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2020. Todos os direitos reservados.